25/01/2013

Países em mobilidade - Itália


Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador (1952)
Capital: Roma
Superfície total: 301 263 km²
População: 60 milhões de habitantes
Moeda: Membro da eurozona desde 1999 (€)
Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 1990

ItáliaO território italiano, predominantemente montanhoso, com excepção da planície do Pó na região da Emilia-Romagna, estende-se dos Alpes ao Mar Mediterrâneo, onde se situam as ilhas da Sicília, da Sardenha, de Elba e cerca de 70 ilhas mais pequenas. Na península italiana existem dois pequenos Estados independentes: a Cidade do Vaticano, em Roma, e a República de São Marinho.
O Parlamento, bicameral, é constituído pelo Senado (Senato della Repubblica), ou Câmara Alta, e pela Câmara dos Deputados (Camera dei Deputati). As eleições têm lugar de cinco em cinco anos.
Os principais sectores da economia italiana são o turismo, a moda, a construção mecânica, os produtos químicos, o sector automóvel e a alimentação. As regiões do Norte contam-se entre as mais ricas da Europa em termos de rendimento per capita .
A península italiana foi não só o berço do vasto império Romano, que deixou um imenso património arqueológico, cultural e literário, mas também do humanismo medieval e do Renascimento, que tanto contribuiu para moldar o pensamento político, a filosofia e a arte da Europa, através de personalidades como Maquiavel, Dante, Leonardo da Vinci e Galileu.
A lista de artistas italianos famosos é longa e nela figuram Giotto, Botticelli, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, Tintoretto e Caravaggio. O país também foi berço de compositores de ópera como Verdi e Puccini e cineastas como Federico Fellini e Luchino Visconti.
A gastronomia italiana é das mais requintadas e variadas da Europa, indo desde as saborosas receitas características de Nápoles e da Calábria até aos pratos à base de pesto da Ligúria, passando pelos risotti (pratos de queijo e arroz) dos Alpes italianos.

Fonte: Europa

Sem comentários:

Enviar um comentário