25/01/2013

Parceiros - Alemanha




Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador (1952)
Capital: Berlim
Superfície total: 356 854 km²
População: 82 milhões de habitantes
Moeda: Membro da eurozona desde 1999 (€)
Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 1985


                
A Alemanha é o país da UE com maior número de habitantes. O seu território estende-se do Mar do Norte e do Mar Báltico a norte até aos Alpes a sul, sendo atravessado por alguns dos rios mais longos da Europa, tais como o Reno, o Danúbio e o Elba.
A Alemanha é uma República Federal. Os órgãos legislativos a nível nacional são o Bundestag (Assembleia Federal), cujos membros são eleitos por sufrágio universal por um mandato de quatro anos, e o Bundesrat (Conselho Federal) composto por 69 representantes dos 16 Estados Federados (Bundesländer).
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ficou dividida numa parte ocidental, a República Federal da Alemanha, com um regime democrático, e numa parte oriental, a República Democrática da Alemanha, com um regime comunista. O Muro de Berlim tornou-se o símbolo dessa divisão. Caiu em 1989 e a Alemanha foi reunificada um ano mais tarde.
O alemão é a língua com o maior número de falantes na União Europeia. A Alemanha é a terceira maior economia mundial, destacando-se nos domínios da produção automóvel, da indústria mecânica de precisão e do equipamento electrónico e de comunicações, bem como nos sectores químico e farmacêutico, entre muitos outros. As empresas alemãs realizaram enormes investimentos nos países da Europa Central e Oriental que aderiram à União Europeia em 2004.
A Alemanha deu um importante contributo à música clássica europeia, tendo sido a terra natal de compositores como Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms e Richard Wagner. No campo das letras e das ideias, a Alemanha conta com o legado inestimável deixado por Lutero, Goethe, Schiller, Nietzsche, Kant, Brecht e Thomas Mann.
A Alemanha é o segundo maior produtor mundial de lúpulo, sendo a qualidade da sua cerveja mundialmente conhecida. Também produz vinho nos vales dos rios Mosela e Reno.
 
Fonte: Europa


Sem comentários:

Enviar um comentário