25/01/2013

Parceiros - Portugal


Ano de adesão à União Europeia: 1986
Capital: Lisboa
Superfície total: 92 072 km²
População: 10,6 milhões de habitantes
Moeda: Membro da eurozona desde 1999 (€)
Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 1991
Portugal, um país com uma história marcada pelos descobrimentos e pelos feitos dos seus navegadores, está situado na Península Ibérica, sendo a sua costa banhada pelo Oceano Atlântico. A história de Portugal deixou marcas indeléveis na cultura do país, sendo notáveis a influência mourisca e oriental na arquitectura e nas artes.
Durante os últimos três milénios, o território português foi testemunha de uma sucessão de civilizações, tendo a cultura do país sido influenciada por fenícios, gregos, celtas, cartagineses, romanos e árabes. No século XV, os intrépidos navegadores portugueses, entre os quais figura Vasco da Gama, partiram à descoberta de novas terras, construindo um vasto império ultramarino.
A Universidade de Coimbra, criada em 1290, é uma das mais antigas da Europa.
O Presidente da República, eleito por sufrágio universal por um mandato de cinco anos, tem poderes limitados. A Assembleia da República é composta por 230 deputados, eleitos por um mandato de quatro anos.
Portugal sempre esteve bem representado no domínio das artes. Entre os poetas e escritores mais famosos, figuram Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998.
Nas últimas décadas, alguns futebolistas portugueses como Eusébio, Luís Figo e Cristiano Ronaldo atingiram fama mundial.
Durante o mês de Junho, celebram-se um pouco por todo o país várias festividades dedicadas aos três santos conhecidos por Santos Populares onde merecem papel de destaque as danças e canções populares. Portugal é também conhecido pelo fado , um tipo de canto muito melancólico.
Cada região de Portugal tem os seus próprios pratos típicos à base de carne, de peixe ou de marisco, existindo mais de cem receitas para cozinhar o bacalhau.

Fonte: Europa

Sem comentários:

Enviar um comentário